Marketing Digital: Porque sua empresa precisa se adaptar às novas tecnologias.
- Josué Amaro
- 12 de mai. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 12 de abr. de 2022
Todos sabem que o mundo vem se tornando cada dia mais tecnológico e a presença digital faz com que as empresas ganhem mais destaque.
Nesse post, vamos te explicar um pouco sobre as motivações que levam empresas a se adaptarem a novas tecnologias e os benefícios que essa adaptação traz para elas.

Seja visto, para ser lembrado!
Estar presente hoje na internet ajuda as empresas a marcar a sua presença. Seja um endereço de e-mail, redes sociais, aplicativos próprios, blogs, sites, anúncios e outras diversas plataformas digitais.
A presença digital pode ser própria, orgânica ou inorgânica. Leia abaixo para entender melhor as suas características:
Presença própria:
São os conteúdos que as empresas desenvolvem encontrados em:
Presença orgânica:
São os conteúdos que as empresas geram de forma gratuita:
Interações nas redes.
Localização.
Presença inorgânica:
São os conteúdos que as empresas impulsionam, vinculam ou patrocinam. É o investimento que elas fazem, por isso são pagos:
Anúncios.
Links personalizados.
A importância de investir em tecnologia:
No ano de 2021, foi publicada uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), sobre o uso de dispositivos digitais. Na 32º edição, informava que no Brasil existiam 440 milhões de dispositivos, o que representava dois dispositivos (computadores, notebooks, tablets e smartphones) para cada habitante.
Na pesquisa também mostrou o impacto gerado pelo uso das tecnologias nas empresas. Os sistemas mais utilizados foram o TOTVS (empresa de pequeno porte) e da SAP (grande porte) com 33% do mercado, Oracle com 11% e o restante ficou com 23%. E aponta que, com mais de 90%, a Microsoft vem dominando.
“Em Inteligência Analítica (BI - Business Intelligence and Analytics): SAP, Oracle, TOTVS, Microsoft, Qlik e IBM, nesta ordem, são os líderes desse segmento com 95% do mercado. Por fim, o estudo revela ainda que os maiores crescimentos em participação de mercado de software em 2020/21 foram: Google, Qlik e Zoom.”
“Os resultados divulgados comprovam o processo de Transformação Digital das empresas e da sociedade.” Afirma a FGV em seu portal.
Em decorrência da COVID-19, com o isolamento social e a quarentena no mundo, levou vários setores a se adaptarem ao mundo digital. O aumento do número de usuários de dispositivos digitais, o delivery e as vendas on-line, intensifica a importância da tecnologia para esta mudança no mundo do consumidor.
Os dados abaixo, nos mostram a integração digital nos hábitos dos clientes:
“De acordo com os dados disponibilizados pela Synapcom - responsável por gerenciar operações de e-commerce no Brasil - as compras online cresceram 671% no Nordeste, 611% no Centro-Oeste, 513% no Sudeste e 372% no Sul do país. Esses dados revelam que o e-commerce teve aumento de mais de 600% no primeiro trimestre do ano de 2021, tal aumento nas vendas por meio dos veículos digitais mostra o quão necessário se faz estabelecer presença digital para sobreviver no atual cenário mundial.”
Além da pandemia ter incentivado o uso de serviços online em consumidores que já tinham o hábito de comprar pela internet, também levou pessoas que não tinham esse hábito antes a se verem obrigadas a adquiri-lo, como mostra a pesquisa Webshoppers 43, feita pela consultoria Ebit/Nielsen em parceria com o Bexs Banco. Que indica que treze milhões de brasileiros realizaram sua primeira compra pela internet no ano de 2020. A mesma pesquisa aponta ainda que 95% dos brasileiros pretendem continuar comprando online quando a pandemia acabar.”
As empresas que se adequam à essas novas demandas e comportamentos dos clientes, oferecem benefícios como:
Otimização de tempo de busca e de compra;
Maior comodidade e conforto;
Funcionamento integral - 24h;
Tecnologias em nuvem;
Formas de pagamento variadas - opções para que atendem os clientes;
Feedbacks de outros usuários - avaliações dos produtos e serviços ofertados;
Compras com maior privacidade - LGPD;
Cupons de desconto - parcerias e promoções estimulantes;
Entre outros benefícios que compras online e novas tecnologias oferecem.
Conclusão:
O artigo buscou apresentar dados referentes às vantagens que as novas tecnologias deram ao e-commerce e ao crescimento de vendas de serviços e produtos das empresas. A presença digital no momento atual, é importante e necessária para a permanência das empresas no mercado ativamente competidor.
Referências: FGV (https://eaesp.fgv.br/producao-intelectual/pesquisa-anual-uso-ti)
Comentários